Novidades

Tutorial: como usar um headset em computadores sem entrada de microfone

Por Dificuldade Zero - quinta-feira, 9 de junho de 2016 Sem comentários
Existem alguns computadores que não possuem entrada de microfone, o que impossibilita que um headset, ou outro dispositivo semelhante, transmita áudio para o PC automaticamente. Entretanto, há uma forma de contornar este problema, e é isso o que vamos tratar no tutorial a seguir. Dividiremos o guia em duas etapas, você decide se quer seguir as duas ou se apenas uma já é suficiente para o que precisa.

Obs: tutorial criado para Smartphone Android. É possível que ferramentas semelhantes existam para outras plataformas. Além disso, o dispositivo de áudio precisa ter a entrada de microfone e a saída de som em um conector só (apenas um fio) para que seja possível ouvir e falar simultaneamente.

Tutorial testado em um ASTRO A40 sem Mixamp (Fonte de imagem: Astro Gaming)
Transmitindo o som do microfone para o PC

* A transmissão pode ser feita por USB, Bluetooth ou WiFi.

1. Baixe a versão gratuita ou a paga do aplicativo WO Mic.

WO Mic (gratuito): Play Store
WO Mic Pro (pago): Play Store 

A diferença entre as duas é que a versão paga possui melhor qualidade de áudio para transmissão e ajuste de volume.

2. Na página oficial do aplicativo, baixe o programa que receberá o áudio e interpretará para o computador como um dispositivo de entrada. O driver também é necessário.

Página oficial (programa disponível para Windows e Mac OS X). A configuração é simples e rápida. Apenas siga os passos de instalação do programa e do driver.

Observação Importante: na hora de transmitir o áudio para o PC, é importante que você defina o seu dispositivo de gravação padrão como "Wo Mic Device". Você pode fazer isso ao procurar "Gerenciar os dispositivos de áudio" no Windows e clicar na aba "Gravação". Alguns programas de gravação como o Camtasia Studio, já possuem este tipo de alteração facilitada na própria interface.

3. Conecte o dispositivo de microfone no Smartphone Android e teste!

Transmitindo o som do PC para o headset

* A transmissão é feita por WiFi.

Precisaremos de mais um programa e mais um aplicativo para fazer este procedimento. Portanto, caso queira apenas gravar o som da sua voz com microfone, o guia anterior já foi suficiente. Caso queira ter a experiência completa, siga em frente!

1. Baixe a versão gratuita ou paga do aplicativo SoundWire:

SoundWire (versão gratuita): Play Store
SoundWire (versão paga): Play Store 

A versão gratuita possui bastante limitações, portanto é mais interessante que você veja todas na descrição do aplicativo.

2. Baixe um servidor para enviar o áudio para o aplicativo:

Baixe aqui: o servidor é bem fácil de ser instalado e configurado. Só siga os procedimentos que aparecerão na tela. Quando terminar, é só abrir o aplicativo e clicar no ícone dele que aparece no centro da tela. Normalmente o reconhecimento de IP é automático. Caso isso não aconteça, apenas digite o mesmo número do servidor, que aparece no computador, no celular.

* É possível diminuir a latência da transmissão nas configurações do aplicativo. Entretanto, ao fazer isso, você diminui a qualidade de áudio recebida do PC.

3. Conecte o dispositivo de áudio no Smartphone Android e teste!

------------------

Então é isso galera, espero que tenham gostado. Eu testei e funcionou perfeitamente em meu computador. Comentários são sempre bem-vindos! 

Sem comentários em " Tutorial: como usar um headset em computadores sem entrada de microfone "

Tivemos de moderar os comentários, pois a incidência de spams aumentou consideravelmente