Novidades

Física: Dilatação dos Líquidos

Por Revegeance Team - quinta-feira, 30 de abril de 2015 Sem comentários
Assunto Anterior: Dilatação Térmica


Ao estudar a dilatação dos líquidos estaremos sempre a falar de dilatação volumétrica (pois os líquidos não têm forma definida). É necessário, portanto, utilizar a fórmula de dilatação volumétrica:


ΔV = Vo.γ.Δθ

Neste assunto é necessário conhecer os seguintes conceitos:

- Dilatação do Recipiente: é a dilatação do recipiente em que o líquido está depositado. É calculada como dilatação volumétrica também.

- Dilatação Real: é a dilatação real do líquido.

- Dilatação Aparente: é dilatação aparente do líquido. O líquido aumenta em volume, mas o recipiente também aumenta. Resumindo: a dilatação aparente é a diferença entre o aumento de volume do líquido e do recipiente (o quanto o líquido parece ter aumentado). Veja a imagem abaixo:




Ao aquecer um recipiente totalmente cheio de um líquido, o volume extravasado deste líquido é a dilatação aparente dele. O recipiente também aumentou com o aquecimento, portanto a sua capacidade ficou maior. Fica fácil perceber que nem toda a dilatação do líquido vazou. Disso conclui-se que:


ΔVreal = ΔVap. + ΔVrec.

Da mesma forma, podemos fazer com os coeficientes:

γreal = γap. + γrec.

É importante notar também que só houve extravasamento do líquido, pois o coeficiente de dilatação dele é maior do que o do recipiente. Se ambos fossem iguais, a dilatação aparente seria nula (não seria possível observar vazamento do líquido).

A dilatação do recipiente, a dilatação real e a dilatação aparente podem ser calculadas utilizando a mesma fórmula de dilatação volumétrica, mudando apenas seus coeficientes de dilatação e volume:

Dilatação do Recipiente: ΔVrec. = Vorec.γrec.Δθrec.

Dilatação Real: ΔVreal. = Voliq.γreal.Δθliq.

Dilatação Aparente: ΔVap. = Voliq.γap.Δθliq.


Dúvidas ?

Pergunte nos comentários!

Assunto Posterior: Quantidade de Calor

Categorias:

Sem comentários em " Física: Dilatação dos Líquidos "

Tivemos de moderar os comentários, pois a incidência de spams aumentou consideravelmente