Novidades

Análise: 360 Total Security

Por Dificuldade Zero - quinta-feira, 25 de dezembro de 2014 Sem comentários
Após analisar o aplicativo de segurança 360 Security, para Android, chegamos à conclusão dele ser o melhor antivírus gratuito para smartphones. Hoje analisaremos o programa da mesma companhia, Qihoo, para PC: 360 Total Security.

Os testes ocorreram nestas circunstâncias:

Sistema Operacional: Windows 8.1

Versão do programa: 6.0.0.1086 (BETA)

Introdução

A Qihoo começou no ramo de proteção de computadores com o programa 360 Internet Security. Após um tempo, porém, ela lançou o 360 Total Security, uma "evolução" do seu antecessor. Ambos os programas continuam sendo atualizados, mas a atenção principal fica no mais atual.

Visual


O visual do programa é bem bonito e vence facilmente qualquer um de seus concorrentes, considerando até os pagos!

Idioma


O idioma português brasileiro não é suportado pelo programa até a data de publicação desta análise. De modo padrão, o idioma inglês é adotado (pode ser alterado antes da instalação).

Varredura de vírus completa


A segurança do antivírus é superior a todos os outros programas gratuitos conhecidos.

O 360 Total Security possui várias engines de segurança. As ativas por padrão são: 

- 360 Cloud Scan Engine

- System Repair Engine

- QVMII AI Engine

Utilizando apenas esses banco de dados de vírus, a taxa de detecção do programa no Windows 8.1 em Setembro foi de 100%, e em Outubro foi de 96%. Se fossem utilizadas todas as engines talvez a porcentagem nunca saísse do 100%. As outras engines são:

- BitDefender Engine

- Avira AntiVir Engine

Eu particularmente considero o BitDefender como o segundo melhor antivírus pago, perdendo só para o Kaspersky. Já o Avira sempre obtém 100% de proteção nos testes feitos pela AV-TEST.

Apesar de tudo isso, algumas pessoas devem se ver incomodadas pela alta detecção de falso-positivos (programas ou arquivos que não são vírus, mas são detectados como tal).

Ferramenta de melhorar o desempenho do PC


Apesar da ferramenta não ser muito avançada, isso não piora a qualidade do programa. Esse é só um dos muitos adicionais que esse antivírus possui.

Com essa ferramenta simples é possível agilizar a inicialização do computador e verificar o histórico do tempo de cada uma delas.

Ferramenta de limpeza do computador

A limpeza de arquivos inúteis e plugins que deixam o computador mais lento pode ser feita rapidamente apertando um único botão. Isso, é claro, também vai aumentar o espaço disponível no seu HD.

Varredura geral

A varredura geral procura por vírus nos locais onde a contaminação é mais comum, melhora a performance do computador, faz a limpeza de arquivos e plugins inúteis e analisa a segurança do roteador rapidamente.

Proteção

Além da varredura completa e geral, a segurança ainda é auxiliada pela proteção em tempo real que pode ser configurada em quatro modos distintos: Performance, Balanceado, Segurança e Customizado.

Ferramentas adicionais

Existem ainda mais três ferramentas importantíssimas:

- Sandbox: a Sandbox funciona como uma máquina virtual. Você pode rodar programas perigosos sem prejudicar o sistema. Qualquer tipo de arquivo salvo a partir de um programa que esteja rodando na Sandbox fica separado dos outros. Você não conseguirá acessá-lo sem rodar essa "máquina virtual".

- Patch Up: o Patch Up funciona como um "Windows Update". É só clicar para procurar por atualizações e instalar. Muito simples e útil.

- System Backup Cleaner: essa ferramenta limpa arquivos backups quem ficam acumulados no sistema, liberando espaço. Fazer essa limpeza, porém, impossibilita que uma restauração do sistema, a partir de um ponto anterior à limpeza, funcione corretamente.

Firewall

Infelizmente, o antivírus ainda não possui um firewall. É necessário utilizar o padrão do Windows, caso não queira instalar outro programa.

Atualizações

As atualizações são constantes e sempre adicionam novidades importantes. A mais recente, por exemplo, trouxe melhorias na detecção de vírus e arquivos inúteis, além da implementação da ferramenta System Backup Cleaner (descrita logo acima).

Conclusão

O 360 Total Security pode ser considerado, sem muitas contestações como o melhor antivírus gratuito do mercado!

Sem comentários em " Análise: 360 Total Security "

Por favor, clique apenas uma vez no botão de publicar comentário e espere carregar. Evite a duplicação deles!

Obrigado pela participação!