Novidades

12 Ferramentas do Windows que você talvez não conheça

Por Dificuldade Zero - quinta-feira, 11 de junho de 2015 2 Comments
Todas as ferramentas do Windows que serão citadas abaixo estão presentes no Windows 8.1, mas nem todas são exclusivas dele.

1. Diário do Windows



O Diário do Windows é um programa bem leve no qual você pode fazer anotações através de uma tela com suporte ao toque (touch screen). Apesar disso, é possível inserir também textos digitados e imagens.

2. Ferramenta de Captura

A Ferramenta de Captura, apesar de pouco conhecida, é muito útil. Ela permite que você selecione apenas uma parte da tela para tirar um print screen. 

Após capturar a tela, você pode fazer anotações nela com uma caneta ao estilo paint, grifar parte da imagem com marca texto e, depois, copiar ou salvar tudo.

3. Gravador de Passos



Outra ferramenta muito interessante é o Gravador de Passos. Com ele, você pode fazer um tutorial no PC sem escrever nada. É muito simples, é só apertar em "Iniciar Gravação" que o programa começa a fazer um passo a passo ilustrado de tudo o que você fizer no computador.

Eu já utilizei essa ferramenta para fazer um post com um tutorial bem detalhado. O texto, é claro, eu modifiquei para não ficar tão "mecanizado".

4. Gravador de Som



O Gravador de Som, assim como o nome já diz, grava som (^.^). O áudio gravado é salvo no formato ".wma".

5. Mapa de Caracteres



Algumas vezes é necessário usar caracteres especiais no Windows. Por exemplo, tive que utilizar o delta (Δ) e o teta (θ) para redigir as explicações sobre matemática e física aqui no blog. E como posso fazer isso?

O método mais prático é utilizar o Mapa de Caracteres. É só abrir este simples programa, selecionar a fonte desejada (Arial, Verdana, etc.) e buscar na lista ou pesquisar pelo nome do símbolo. Depois disso, é dar um duplo clique no caractere e apertar em "Copiar".

6. Notas Autoadesivas



Simples e útil. Quer deixar uma anotação na tela de seu computador para não esquecer? É só iniciar "Notas Autoadesivas" para criar um lembrete.

7. Painel de Entrada de Expressões Matemáticas

O Painel de Entrada de Expressões Matemáticas é um recurso bem prático para inserir expressões matemáticas em um programa. É só escrever, através do touch screen ou mouse, os símbolos desejados e o reconhecimento será automático.

Observação: as expressões só podem ser inseridas em programas que aceitam a linguagem MathML (Mathematical Markup Language), o que inclui o Word e exclui o Google Chrome, por exemplo.

8. WordPad



O WordPad é uma ferramenta que cria documentos simples. É bem leve e funciona como um "Word" com as funções básicas.

9. Lupa



A Lupa amplia imagens de três formas distintas, em até 1600%:

- Tela Inteira: amplia a tela inteira.

- Lente: amplia uma parte da tela, compreendida por um retângulo.

- Ancorado: amplia uma secção horizontal da tela que é exibida na parte superior do visor.

Observação: em opções, pode-se alterar o foco da ampliação (que por padrão vem como "seguir o ponteiro do mouse").

10. Narrador



De acordo com a Microsoft, o Narrador é um leitor de tela que lê o texto na tela em voz alta e descreve eventos (por exemplo, mensagens de erro) para que você possa usar seu computador sem um vídeo.

Apesar disso, é preciso bastante prática para utilizar um computador sem visualizar a tela.

11. Reconhecimento de Fala do Windows



Com o Reconhecimento de Fala do Windows, você pode usar sua voz para controlar o computador. Pode dizer comandos aos quais o computador responderá e pode ditar o texto para ele.

Antes de começar a usar o Reconhecimento de Fala do Windows, é preciso conectar um microfone ao computador. Configurado o microfone, você pode treinar o computador para entendê-lo melhor, criando um perfil de voz que o seu computador utilize para reconhecer a sua voz e os comandos falados.

Observação: o Reconhecimento de Fala está disponível somente em inglês, francês, espanhol, alemão, japonês, chinês simplificado e chinês tradicional.


12. Teclado Virtual

O Teclado Virtual pode ser usado caso você esteja sem teclado. Ele é uma ferramenta que simula um teclado e, no caso do Windows 8, até prevê suas palavras enquanto digita.

2 comentários to ''12 Ferramentas do Windows que você talvez não conheça"

ADICIONAR UM COMENTÁRIO
  1. Quanto ao comentário "Apesar disso, eu duvido muito que alguém consiga utilizar o computador sem um visor", me diz, e pessoas cegas, usam o computador de que forma?

    O Narrator tem essa função, dar acesso a pessoas cegas para usarem o computador, assim como o Narrator existem outros leitores de tela (screen reader).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pelo mal entendido. Eu quis dar o sentido de que acho muito difícil uma pessoa utilizando apenas o narrador, conseguir usar o Windows sem visor (por experiência própria). Vou corrigir o texto, me expressei mal. Obrigado por avisar!

      Excluir

Tivemos de moderar os comentários, pois a incidência de spams aumentou consideravelmente