Novidades

Solução: Internet 3G não funciona no Samsung Galaxy 5

Por Dificuldade Zero - quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 89 Comments
Algumas pessoas tem várias dúvidas referentes a esse assunto. Não é por menos, já que você pode estar usando o celular normalmente e sua rede 3G para de funcionar. Quando você olha nas configurações do celular, vê que a Rede Móvel está assinalada, porém acinzentada. A imagem seria a seguinte:

Fonte: Neckyn - Usuário do fórun GSM Fans
Existem dois modos de resolver este problema, um descrito em alguns guias para a solução desse problema, e outro elaborado por mim.

O primeiro resolveu o problema de grande parte das pessoas, porém não o meu. O segundo, eu fiz na sorte e consegui arrumar.

Método 1 - APN Brasil

Apenas para as operadoras Claro, Oi, TIM e VIVO.
  • No Android, acesse o Google Play e pesquise por APN Brasil, ou clique aqui e baixe para seu celular (quando se conectar à internet, o aplicativo será baixado).
  • Abra o aplicativo
  • Clique em "Desativar Internet", caso esteja ativada.
  • Clique em "Configurar APN's".
  • Depois clique em "Ativar Internet".
  • Desligue o celular e ligue novamente. (ao ligar, provavelmente a rede 3G já estará ativa)
  • Vá em Configurações / Conexões sem fio e rede / Configuração de Rede Móvel / Pontos de Acesso (APN)
  • Verifique se o APN da sua operadora foi configurado.
  • Retorne às "Conexões sem fio e rede".
  • Verifique que a opção "Rede Móvel" estará ativa clara, ou seja não estará acinzentada e você poderá ativá-la e desativá-la normalmente a hora que quiser.
Para ativar a rede 3G de agora em diante, faça como antes. Utilize a opção "Rede Móvel" ou o aplicativo "APN Brasil".

Método 2 - Botão de desligar

Independente de operadoras.
  • Vá à tela inicial. (normalmente ou pelo botão home)
  • Segure o botão de desligar.
  • Irá aparecer as "Opções de telefone".
  • Serão 4: Redes móveis, Modo silencioso, Modo offline, Desligar.
  • Clique em Redes móveis.
  • A internet 3G deve ser ativada.

Caso não funcione

São três tentativas independentes entre si, ou seja, não possuem ligação uma com a outra.
  1. Utilize o APN Brasil para configurar as redes móveis. Depois disso siga o método 2 novamente.
  2. Vá em Configurações > Conexões sem fio e rede > Configurações de rede móvel > Pontos de acesso (APN) > menu (botão menu) > Zerar padrão. Depois disso siga o método 2 novamente.
  3. Configure a rede móvel pelo APN Brasil. Ative a internet pelo APN Brasil. Desligue o celular e ligue novamente. Depois disso siga o método 2 novamente.

89 comentários to ''Solução: Internet 3G não funciona no Samsung Galaxy 5"

ADICIONAR UM COMENTÁRIO
  1. Vá em Configurações > Conexões sem fio e rede > Configurações de rede móvel > Pontos de acesso (APN) > menu (botão menu) > Zerar padrão. Depois disso siga o método 2 novamente.

    " ME SALVOU, GRAÇAS A DEUS MUITO OBRIGADA."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por comentar! São raras as pessoas que resolvem os problemas e comentam =)

      Fico muito feliz de poder ter ajudado.

      Excluir
    2. poi vou configuraçoes e > redes sem fios e outras dps > redes moveis > operadores de redes > pesquisando 3 horas One later depois >aparece 72406 , tim brasil , claro ,brabrtcelular e num sei mais oque faser me ajudem

      Excluir
    3. Po Favor o meu galaxy 5 e a versão i5500

      Excluir
    4. Você é estrangeiro?? O.o

      Siga o que a pessoa acima disse e quando chegar em Pontos de acesso (APN), aperte um botão do celular que geralmente abre as opções e aperte Zerar padrão.

      Excluir
    5. Eu não consegui por favor me ajudem!!

      Excluir
    6. Esse deu certo pra mim...
      Obrigado Galera

      Excluir
    7. Muito obrigado!! Consegui pelo esquema do app APN BRASIL!!

      Forte abraço.
      Deus te abençoe!

      Excluir
    8. Muito Obrigada, segui os passos da Larissa e deu certinho!

      Excluir
    9. Olá Eduardo! Entré o no menu rede móveis e tentei zerar o padrao do apn mas essa opção não tá ativa. .nao consigo selecionar isso..tb tenteo baixar o aplicativo apn brasil várias vezes mas qnd tento abri-lo aparece msg apn brasil has stopped..sabe como posso resolver isso? Desde já agradeco! :)

      Excluir
    10. Danielle, seu celular é original? No menu "Pontos de Acesso", existe alguma coisa já selecionada (configurada), ou tá vazio?

      Curta nossa página no Facebook e pergunte por lá que é mais fácil de responder, caso o problema ainda persista.

      Excluir
    11. No meu celular gakaxy s6 não quer pegar o 3g mais eu também não consegui baixar o APN, vou tentar abrir e aparece que o aplicativo parou de funcionar... o que eu faço?

      Excluir
  2. Nao adiantou para mim, me sugeri outra opção ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única solução restante é restaurar os padrões de fábrica.

      Excluir


    2. As veses depende sua frequencia, tente fazer isso que deu certo no meu.
      *deixe suas configuraçoes APN normais
      *digite *#2263#
      *clique em WCDMA Band Preference
      *depois WCDMA ALL
      Se for pra pegar na hora seu sinal muda pra 3g

      No meu so funcionou assim.
      Funcinou para Claro

      Att.
      Henrique Moraes 2

      Excluir
    3. amigo adorei sua dica muito inteligante agora gostaria de fazer outra pergunta
      meu galax depois que atualizei ele não aparece o endereço de mac do wifi o que acontece vc sabe algo sobre isso

      Excluir
    4. o que seria o endereço de mac do wi-fi? Nem sabia que o celular mostrava isso... Se o wi-fi ta pegando de boa, é o que importa!

      Excluir
    5. Estude mais pois você não sabe nada

      Excluir
    6. Eu não sei de nada? Posso até não saber muita coisa, tenho 15 anos e nunca me especializei nisso, mas pelo menos estou fazendo mais que você, que só sabe criticar.

      E pode deixar que eu vou estudar. Eu não respondi porque eu não tenho todo o tempo do mundo para buscar informações na internet.

      Olha quanta gente que ajudei. E você? Vai procurar o que fazer espertão.

      Excluir
  3. Deu super certo!! Obrigada pela diga, muito válida!

    ResponderExcluir
  4. Meu celular é um samsung galaxy Y: Comprei a pouco tempo e a internet funcionava normal, mas agora aquele sinalzinho que aparecia ao lado da bateria quando a internet estava ativada sumiu, e não funciona mas! Pode me ajudar? desde já, obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está falando de Internet 3G, né?

      Então, pelo que sei, o sinal que aparece ao lado da bateria é sinal de rede. O sinal 3G aparece nessa mesma barra.

      Esse tutorial destina-se ao Galaxy 5, porém tente fazer os passos descritos aqui no seu Galaxy Y.

      Se não funcionar, verifique em Configurações > Conexões sem fio e rede e verifique se a opção "Rede móvel" está ativa, se não estiver ative-a. Se estiver acinzentada siga o tutorial aqui. Explique o caso direito.

      Excluir
  5. Muito obrigada pela ajuda..deu certo

    ResponderExcluir
  6. nao funcionou aqui.. mas valeu a ajuda..
    a um tempo fiz a recarga de 25 reais da vivo on e nao consegui mais acessar a internet

    alguma outra possivel soluçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... não acho outro solução. Na verdade pode existir uma, só que ela é bem extrema: "Restaurar os padrões de fábrica".

      Excluir
    2. As veses depende sua frequencia, tente fazer isso que deu certo no meu.
      *deixe suas configuraçoes APN normais
      *digite *#2263#
      *clique em WCDMA Band Preference
      *depois WCDMA ALL
      Se for pra pegar na hora seu sinal muda pra 3g

      No meu so funcionou assim.
      Funcinou para Claro

      Obs. se caso nao funcionar vc vai perder o sinal
      da linha m dai e so digitar o codico e colocar Automatic que volta ao normal.


      Att.
      Henrique Moraes 2

      Excluir
    3. Já tinha tentado inúmeras alternativas, mas essa realmente foi funcional. Feliz demais. Obg :)

      Excluir
    4. Você fez o que o carinha disse logo acima e deu certo?

      Excluir
  7. Consegui!muito bem detalhado não tem como errar obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tentei fazer o mais detalhado possível, como em todos os tutoriais do Blog.

      E também muito obrigado por comentar.

      Excluir
  8. Querido Eduardo, muito obrigada!
    Estava sofrendo desde ontem sem 3G.. do nada ficou aquele sombreado e nada.. hj estive até na loja da Claro.. testaram o chip no aparelho deles e deu certo.. enfim, naaaada do que eu tentei deu certo.

    E segui os passos que vc colocou e funcionou perfeitamente. (zerei o padrão).

    Muito obrigada mesmo por compartilhar, que Deus te abençoe!

    Ahh, uma dúvida: esse é como um defeitinho do Galaxy 5?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter ajudado! =)

      E respondendo a pergunta:

      Sim, esse é um defeitinho do Galaxy 5 que acontece sem um motivo aparente. Um outro defeito semelhante, porém que acontece frequentemente com quem utiliza o wi-fi é que na hora de ativá-lo aparece "erro". Dai vc tem que reiniciar o aparelho todo.

      Excluir
  9. resolveu meu problema Eduardo, ultilizei o segundo método, que bom ter encontrado essas informações, obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pela orientação, utilizei o primeiro método deu certo

    ResponderExcluir
  11. :( nãao funcionou pra mim .. há algum outro método ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum outro. A única coisa que pode funcionar é "Restaurar padrões de fábrica".

      Excluir
    2. As veses depende sua frequencia, tente fazer isso que deu certo no meu.
      *deixe suas configuraçoes APN normais
      *digite *#2263#
      *clique em WCDMA Band Preference
      *depois WCDMA ALL
      Se for pra pegar na hora seu sinal muda pra 3g

      No meu so funcionou assim.
      Funcinou para Claro

      Obs. se caso nao funcionar vc vai perder o sinal
      da linha m dai e so digitar o codico e colocar Automatic que volta ao normal.


      Att.
      Henrique Moraes 2

      Excluir
  12. cara vão se ferrar vc são demais....graças a vc eu terei intenet aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    valeu valeu valeu mesmo vou recomenda pras pessoas da uma passada aqui no blog de vc valeu...^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado. E já que gostou do blog, aproveite pra se inscrever na coluna direita lateral e receba no e-mail as notícias.

      Excluir
  13. meu deus, que maravilha! funciona mesmo! obrigada! achei q meu celular tinha ido pro pau já hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é só seguir tudo direitinho que dá certo =)

      Excluir
  14. Esse funcionou no meu...
    Vá em Configurações > Conexões sem fio e rede > Configurações de rede móvel > Pontos de acesso (APN) > menu (botão menu) > Zerar padrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma das principais soluções, pelo que tenho visto.

      Excluir
  15. "Vá em Configurações > Conexões sem fio e rede > Configurações de rede móvel > Pontos de acesso (APN) > menu (botão menu) > Zerar padrão. Depois disso siga o método 2 novamente." MUUUUITO OBRIGADO! me salvou MESMO.

    ResponderExcluir
  16. Você salvou a vida do meu celular. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  17. MUITO OBRIGADOOO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Sera q vc poderia me ajudar eu tenho um galaxy s2 importado d USA e estava td funcionando perfeitamente e da noite pro dia simplesmente nao tem mais internet , ja tentei varias coisas mas nada resolveu , qualquer ajuda sera muito bem vinda e tenho servico da claro, obrigado em adianto ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta utilizar o APN Brasil e apertar configurar ou vá nas configurações de APN e aperte em "zerar padrão"

      Excluir
  19. Thank you man!!!! APós me desesperar tentando algo a opção 3 funcionou! Configure a rede móvel pelo APN Brasil. Ative a internet pelo APN Brasil. Desligue o celular e ligue novamente. Depois disso siga o método 2 novamente. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  20. Há três dias estava sem internet, e então resolvi procurar uma solução - segui suas orientações e Shazan!!! consegui restaurar a internet no meu Samsung - obrigadíssimo!!!

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigado valeu por sua ajuda conseguir ativaar minha internet movel

    agora estou com outro problema troquei o pci do meu celular e agora todos os aplicativos estao em ingles tem como eu excluir e coloca-los em portugues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ver as configurações de idioma e região do celular e muda pra Brasil, no caso.

      Excluir
  22. Não consegui instalar o APN. O caluar não deixou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta baixar por aqui, e instale no celular.

      http://eusouandroid.com/download-apn-brasil-v1-2-pedido/

      Excluir
  23. Testei e não deu nada, estou tentando a bastante tempo e não sei mais o que eu faço, ja fiz e refiz os apns sem sucesso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tentou clicar em "Zerar Padrão"?

      Você também pode tentar fazer este método citado por um leitor (não testado):

      As vezes depende sua frequência, tente fazer isso que deu certo no meu.
      *deixe suas configurações APN normais
      *digite *#2263#
      *clique em WCDMA Band Preference
      *depois WCDMA ALL
      Se for pra pegar na hora seu sinal muda pra 3g

      No meu só funcionou assim.
      Funcionou para Claro

      Obs. se caso não funcionar você vai perder o sinal
      da linha m dai é só digitar o código e colocar Automatic que volta ao normal.

      Fonte
      Henrique Moraes 2

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. tentei e nao deu certo, inclusive dei reset no meu celular e de nada adiantou...

      Excluir
    4. No seu acontece o que? A opção 3G fica acinzentada como na imagem? Se não, o problema pode ser diferente.

      Excluir
  24. No meu caso eu ja fiz tudo isso e não voltou ao normal , o rede 3G tb pode parar por falta de credito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obviamente que sim. Se você não tem créditos, não pode acessar a internet.

      Excluir
  25. Ola sera que vc pode me ajudar ????
    Meu tablet e o galaxys yp g70. Eleso tem wifi ....ja tentei de tudo mai naoconsigo por internet 3g nele
    sera que vc pod me ajudar?

    ResponderExcluir
  26. Amigo qnd eu entro no play store aparece que conexão expiro oq pode ser?._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que você não esteja conectado à internet. Se você estiver usando 3G e sua internet oscila muito no recebimento de dados, isso pode acontecer, pois daí o tempo limite de carregamento da página é excedido.

      Isso só acontece no 3G, ou no Wi-Fi também?

      Excluir
  27. Estava sem conexão e com o método 2 consegui o acesso a internet.
    Só deixo a observação para quem precisar: Zerem o padrão e aguardem, não fiquem fazendo muitas vezes. Se demorar aparecer o sinal de conexão após zerar, reinicie o celular.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Salvou 2x!
    primeiro quando comprei o celular, e agora quando a internet parou de funcionar do nada. Não tenho deixar de agradecer! Muitíssimo obrigado!!!

    ResponderExcluir
  29. MUITO OBRIGADAA!!! me ajudou muuuuito, ja nao sabia o que fazer para arrumar esse 3g

    ResponderExcluir
  30. Fiz de TUDO! Até restaurei os padrões de fábrica e nada adiantou. :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Tente fazer o que um dos nossos leitores sugeriu, mas eu não testei:

      *deixe suas configurações APN normais
      *digite *#2263#
      *clique em WCDMA Band Preference
      *depois WCDMA ALL
      Se for pra pegar na hora seu sinal muda pra 3g

      Excluir
  31. Que pena não consegui !

    ResponderExcluir
  32. muito obrigada pela ajuda deu certo.

    ResponderExcluir
  33. Muito Obrigada me livrou de uma

    ResponderExcluir
  34. Consegui com o primeiro método !

    Muito obrigado ^^

    ResponderExcluir
  35. Meu é um LG p880 mas o apn Brasil não funciona, quando coloco em configurar apn ele interrompe e fecha.

    ResponderExcluir
  36. Claro como pega para pegar a minha Internete do celular meu número é - 83721758 ligue Pra mim por favor eu preciso da internete

    ResponderExcluir
  37. Meu samsung galaxy S5 conecta a rede wi-fi, mas tento entrar em algum site e nao entra, somente diz que esta conectado. O que posso fazer pra arrumar isso? Obrigada

    ResponderExcluir
  38. tenho um galaxy s3, mas o apn Brasil não funciona, quando coloco em configurar apn ele interrompe e fecha.

    ResponderExcluir
  39. Deu certo. Muito obrigado!!

    ResponderExcluir

Tivemos de moderar os comentários, pois a incidência de spams aumentou consideravelmente