Novidades

Utilizar Transfer Pak no Project64 (emulador)

Por Eduardo - quinta-feira, 13 de dezembro de 2012 6 Comments
Muitas pessoas acham que é impossível passar seus Pokémons de emulador de GameBoy para o Pokémon Stadium em outro emulador. Mas isso agora não é impossível, e ainda bem fácil. Veja o tutorial abaixo:

É necessário:

1. Um emulador de Nintendo 64. O mais recomendado é o Project64 que possui duas versões mais atuais:
  • Clique para baixar - Project64 1.6 (Verificado com McAfee AntiVirus - Livre de vírus)
  • A versão do Project64 1.7 não é oficial e por isso pode não ser confiável, além de conter bugs

2. Um emulador de GameBoy. Pode-se usar qualquer um, porém o mais recomendado de PC é o VisualBoy Advance que possui duas versões (uma modificada):
  • Clique para baixar - VisualBoy Advance 1.8.0 Beta 3 (o link diz que é apenas para Windows XP/98/2000, porém as pessoas dizem funcionar no Windows 7, ou seja também funciona no Windows Vista - Link não verificado, porém confiável)
  • Clique para baixar - VBALink 1.8 LAN / WiFi edition (Verificado com McAfee AntiVirus - Livre de vírus)

3. Um plugin chamado NRage que será necessário para utilizar o transfer pak. O plugin NRage do Project64 1.6 não serve, pois é a versão NRage 1.80. Se você possui o Project64 1.7, não será necessário baixar o plugin, pois já está embutido nele.

Muitas pessoas tem reclamado que o Project64 1.7 não funciona direito, portanto recomendo o 1.6.

No Project64 1.6, muitas pessoas tem problemas na hora de implementar o plugin na pasta, pois ele pode não reconhecer. Irei explicar depois como aplicar o plugin corretamente.

4. Um jogo em que se utilize o Transfer Pak (existem no 7 jogos no total). Como exemplo iremos utilizar o Pokémon Stadium. Essa série possui 2 jogos:
  • Clique para baixar - Pokémon Stadium (Não verificado, mas de site parcialmente confiável)
  • Clique para baixar - Pokémon Stadium 2 (Verificado com McAfee AntiVirus - Livre de Vírus)
5. Uma ROM de GameBoy Color que tenha compatibilidade com o jogo de Nintendo 64 que você vai utilizar.

Em Pokémon Stadium, os jogos compatíveis são Pokémon Red, Blue e Yellow (3 jogos)
  • Clique para baixar - Pokémon Blue (Verificado com McAfee AntiVirus - Livre de Vírus)
  • Pokémon Red não foi encontrado no site mais confiável
  • Clique para baixar - Pokémon Yellow (Não verificado, mas de site parcialmente confiável)
Em Pokémon Stadium 2, os jogos compatíveis são Pokémon Red, Blue, Yellow, Gold, Silver e Crystal (6 jogos)
6. É necessário jogar algum desses jogos acima.  Você deve salvar pelo próprio jogo, ou seja, aperte start > save.

Algumas observações importantes:

  • O Pokémon Crystal BR, citado aqui no tutorial não possui o método de troca pelo VBA Link, porém é possível utilizar o transfer pak nele sem nenhum problema. Por meio do transfer pak é possível fazer trocas entre dois saves, inclusive no Pokémon Crystal BR, desmentindo uma postagem em que eu falei que era impossível. 
  • No VBA Link, os saves possuem a extensão .sa1. Para rodar o transfer pak é necessário modificar a extensão para .sav. Não se preocupe, após renomear o arquivo, nenhum dado será corrompido.
  • Todos os jogos livres de vírus foram testados pelo autor do blog.
  • O plugin NRage version 2 1.83 vem na extensão zip. Após colocar na pasta plugin no local do Project 64 1.6, o emulador pode não reconhecer o plugin. Para resolver o problema é necessário descompactar o arquivo. Caso não consiga, baixe o 7-Zip. Agora vá no arquivo, clique com o botão esquerdo do mouse e vá em 7-Zip > Abrir arquivo (1ª opção). Irá abrir uma janela. Agora você deve encontrar um arquivo com a extenção .dll. Arraste este arquivo para a pasta plugin (não copie, não mova, não recorte, apenas arraste). Agora o emulador irá reconhecer o plugin
  • Para quem tem um problema de todos os arquivos baixados abrirem com um aplicativo só, faça o que eu mostrei no procedimento acima com o 7-Zip.
  • Renomear o plugin NRage pode corrompê-lo e torná-lo inutilizável.
  • É preferencial que a ROM esteja com a extensão .gbc. Se ela for .zip, renomeie. O Transfer Pak também aceita a extensão .gb.

Configurando o emulador:

1. Após salvar dentro do jogo, verifique na pasta onde está a ROM (jogo) se você possui o save. Por exemplo, se você estiver jogando Pokémon Crystal BR e salvar, o save aparecerá assim: Pokémon Crystal BR.sav ou Pokémon Crystal BR.sa1, dependendo do emulador (veja observação 2). Lembre-se da pasta onde está localizado a ROM (jogo) e seu respectivo save, pois serão utilizados posteriormente.

2. Se você possuir o Project64 1.7, pule esta etapa. Se você possui o Project64 1.6, siga os passos:
  • Mova o arquivo NRage Version 2 - 1.83 para a pasta plugin (localizada dentro da pasta onde está o Project64)
  • Se o emulador não reconhecer, não se preocupe, veja a 4ª, 5ª e 6ª observações importantes.
3. Abra o emulador e vá em Opções > Configurações... (ou aperte Ctrl + T). No emulador Project 64 1.7, uma tela assim deve aparecer:


Se você possui o Project 64 1.6, o plugin deve aparecer do mesmo jeito. Se você seguiu o tutorial do blog, aparecerá assim: N-Rage's Direct-Input8 V2 1.83.

Selecione o plugin de versão superior ou igual a 1.83 em plugin de Input (controle). Depois disso aperte OK ou Aplicar.

4. Agora vá em Opções > Configure Plugin do Controlador.... Se estiver tudo certo abrirá essa janela (não há diferença significativas entre as versões do N-Rage superiores a 1.83):



5. Após isso, clique na guia Controller Pak.

6. Selecione RawData e Transfer Pak. A janela ficará semelhante a essa:



7. Lembre-se da extensão necessária para a ROM: .gbc ou .gb (veja última observação importante).

8. Lembre-se da extensão necessária para o save: .sav (veja 2ª observação importante). Renomeie caso seja outra extensão.

9. Depois de verificar se todas as extensões estão certas, vá em GB Rom File > Browse e selecione a ROM (jogo) na pasta em que você a colocou.

10. Depois de selecionar a ROM, vá em GB Rom Save > Browse e selecione o save de seu jogo. Ele está na mesma pasta que a ROM.

11. Depois disso, clique em save.

12. Agora inicie o jogo que possua compatibilidade com o transfer pak, como o Pokémon Stadium 2, e divirta-se.

13. Caso jogue Pokémon Stadium, uma tela semelhante a essa aparecerá:



14. Caso jogue Pokémon Stadium 2, uma tela semelhante a essa aparecerá:

Observação para modo multijogador:

O transfer pak pode ser utilizado por mais de um jogador. Para isso vá em Configure Plugin do Controlador... e selecione a aba Controller 2. Faça as mesmas configurações na aba Controller Pak e você poderá jogar normalmente (veja observação abaixo). Essa função pode ser feita com os 4 controles disponíveis.

* O save e a ROM do controle 2 deve ter um nome diferente da ROM e do save do controle 1.

* Para jogar com 2 ou mais saves iguais você deve copiar a ROM e o save e renomeá-los com novos nomes. Por exemplo, no controle 2 pode ser: Pokémon Crystal BR (Cópia).gbc e Pokémon Crystal BR (Cópia).sav.

Imagens retiradas de N64 Brasil. Tutorial produzido pela equipe Dificuldade Zero 360.

6 comentários to ''Utilizar Transfer Pak no Project64 (emulador)"

ADICIONAR UM COMENTÁRIO
  1. rapaz só tem uma coisa errada no meu caso,fiz isso tudo,é bem fácil de fazer,mas na hora de iniciar o jogo diz que não tem id?!que porra é essa?!salvei de tudo quanto foi jeito ate acelerei o jogo,salvei dentro do centro pokemon e nada dessa porra aparecer na hora de emular no stadium!tentei nos dois emuladores 1.6 e 2.0 mas a resposta é a mesma:''????? id ***** saved file not found'' !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. as imagens de explicação não estão visualizáveis, arrume por favor. vlw :)

    ResponderExcluir
  3. quando eu tento jogar pokemon stadium com o pokemon yellow no transfer pak, recebo uma mensagem dentro do jogo dizendo q o cartucho do pokemon yellow não esta conectado direito. Sabe como resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tive o mesmo problema do Marcos Eduardo e do Thiago Mendes. Como resolver?


    ResponderExcluir
  6. Aconteceu o mesmo comigo, porém as versões blue e red funcionaram perfeitamente. Tentem passar os Pokémon da versão Yellow de vcs para Red ou Blue e vai funcionar.Se alguém souber como arrumar esse bug da versão Yellow no transfer, avisa aqui por favor :)

    ResponderExcluir

Tivemos de moderar os comentários, pois a incidência de spams aumentou consideravelmente